9.3.09

CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO - parte 2

A IRA DOS “CRIACIONISTAS”
O rasgo que a Teologia causou entre a Natureza, de um lado, e a Graça, de outro lado, é uma das coisas mais diabólicas desta vida. O resultado é que a Natureza somente é estudada por quem não crê na Criação de Deus; afinal, os crentes acham que a Bíblia seja um livro de ciências também, quando, de fato, ela não é e nunca desejou ser assim vista. Entre os cristãos os que estudam ou dedicam-se às áreas do saber que lidam com a biologia, a paleontologia, e todas as chamadas ciências naturais, quase sempre o fazem para defenderem Deus como Criador, salvando-O dos ataques dos “evolucionistas ateus”, ou até mesmo dos que, aceitando a idéia teórica da evolução, sejam crentes em Jesus. Postei um texto sobre CRIAÇÃO POR EVOLUÇÃO E POR REDENÇÃO! , e, o resultado foi o seguinte: Centenas me escreveram agradecendo, especialmente os crentes que assim pensam, mas que se sentem oprimidos pelos demais, POSTO QUE se tão somente expressarem tal idéia, ainda que declarando que o debate não é essencial à fé de ninguém, mesmo assim são taxados de descrentes e traidores. De outro lado, recebi também algumas cartas, não mais do que cinco, de gente revoltada e agredida pela minha Opinião; a qual, para deixar claro sua não-fundamentalidade, colei no site justamente no link Opinião. Faço distinção clara entre o que seja Palavra e o que seja minha Opinião. Aleluia! Rsrsrs. Assim, no link Opinião digo o que penso, ainda que nada do que ali esteja carregue importâncias essenciais à fé, ou até mesmo qualquer coisa que não seja apenas o meu modo de ver. Afinal, tenho também o direito de pensar o que penso quando não haja na Escritura nada explicito sobre o tema, ou, ainda, quando o tema seja obscuro, mas não desnecessário a alguma forma de reflexão; e mais: quando o tema não seja essencial à fé já revelada; pois, para mim, o que está dito vale e não há reflexões secundarias a serem feitas. Nem sempre pensei como penso hoje sobre o tema. De fato, faz uns 25 anos que meu pensamento sobre o assunto foi mudando...A Ed. Mundo Cristão deve ter um livro meu, da seria “Os Pensadores”, intitulado “Viver: Desespero ou Esperança”, no qual, em um dos capitulos, advoguei apaixonadamente a criação literal, com sete dias de 24 horas cada um, etc.Entretanto, logo depois da publicação do livro, que foi por mim escrito quando eu ainda tinha 21 anos e foi publicado quando eu tinha 26 anos, outro processo iniciou-se em mim. Primeiro por verificar a não-importância do tema no que tangia à edificação da fé que salva o homem para o amor a Deus no mundo. Depois, porque, logo depois, comecei a ver o quão ideológica era a tal defesa, além de ser totalmente arbitraria, posto que se servisse dos achados dos que de fato estudam o assunto e o pesquisam a fundo, mas cujos achados são usados a fim de se criar uma ideologia criacionista, que é tanto religiosa e obscurantista, quanto também politicamente fundamentalista. O Evolucionismo é ideológico, tanto quanto o Criacionismo. Não quero nada com nenhuma das duas ideologias. Creio que o Senhor, o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, criou como bem entendeu criar; e mais: que não me parece fazer sentido ter-se a criação para estudar, e, mediante tais estudos, ficar-se chocado com os achados que digam apenas o modo como as coisas foram criadas, embora não advoguem uma causa criadora. Dois professores de Biologia me escreveram cartas hostis dizendo que eu estava destruindo a fé dos crentes.Já pensou a fraqueza da fé desses crentes supostamente cientistas?!
Exemplo de uma das correspondências:
----- Original Message -----From:To: contato@caiofabio.comSent: Friday, February 27, 2009 8:55 AMSubject: CRIAÇÃO POR EVOLUÇÃO E POR REDENÇÃO!
Prezado Caio,
Li suas colocações sobre a questão. Sou evangélico, Batista, e Criacionista. Acredito ser um homem de fé, mas sou sobretudo um ser racional.Sou um cientista, um químico. E nestes mais de 30 anos estudando Ciência me aprofundei no estudo das teorias sobre nossas origens. Como cientista e pesquisador, posso te disser racionalmente que os dados que tenho não vem de observações que fiz no quintal de minha casa... mas vem da Ciência., da racionalidade, da analise fria e imparcial de dados. Dos avanços científicos mais recentes, dos dados de genoma, da bioquímica, da química, dados científicos de fronteira.Estes dados mostram, agora de uma forma extremamente clara e inconfundível, COMO Deus criou. E hoje não sabemos exatamente todos os mecanismos, mas uma coisa sabemos com certeza: Ele não usou a Evolução! Pois a Evolução se mostra hoje uma teoria falida, totalmente descartada pela Ciência Moderna, que se sustenta apenas pela força da propaganda, pelas muletas e escoras do naturalismo filosófico.Sua nota nos mostra, infelizmente, que as muletas e ancoras não são só colocadas pelos naturalistas filosóficos, mas que o obscurantismo infelizmente se alastrou e se instalou também entre nós. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem, e o que dizem, e o que escrevem.....__________________
A esta carta apenas disse:----- Original Message -----From: CAIOTo:Sent: Friday, February 27, 2009 11:17 AMSubject: Re: CRIAÇÃO POR EVOLUÇÃO E POR REDENÇÃO!
Meu irmão,
Não quis ofendê-lo.
Deus o guarde.
Nele,
Caio
______________________
Ele prosseguiu:
----- Original Message -----From:To: 'CAIO'Sent: Friday, February 27, 2009 11:54 AMSubject: CRIAÇÃO POR EVOLUÇÃO E POR REDENÇÃO
Caio,
Você não quis, talvez não, mas ofendeu duramente gente de bem, gente que está em busca da verdade. Gente que tem apanhado muito já dos meninos e meninas de Darwin e agora se vê alvo de “fogo amigo”. Qual foi sua intenção? Não quis ofender, então quis o que? Você chamou todos eles, que apanham “de graça” todo dia por ousarem se levantar contra uma grande mentira, de radicais, fanáticos, obscurantistas, desinformados... Não quis matar, mas atirou, não quis machucar, mas deu a tapa...Você precisa tomar cuidado com o que diz, lembre-se do conselho bíblico: Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. (Mat. 18:5-6). Nunca vi um texto tão herege, tão insano, tão ofensivo aos que lutam contra a insanidade da evolução, uma teoria completamente falida, nunca vi alguém tão desinformado falando tanta besteira (desculpe, irmão, não quis ofendê-lo, apenas adverti-lo, sinceramente).Você precisa se informar, ler sobre a questão, e não entrar na onda do beija-mão de Darwin, se curvar ao ídolo...Alguém que é reconhecido como um líder cristão que pode influenciar tanta gente não pode se aventurar em escrever sobre o que não sabe, o que não entende, .... Quem te revelou que todos aqueles foram salvos? Que onisciência é esta que tu tens? Entre, por exemplo, no blog Desafiando a nomenklatura cientifica. Não são só os “Cristãos que odeiam Darwin” que estão descarregando seu ódio sob o manto do obscurantismo religioso. É gente esclarecida, conhecedora do assunto, estudiosos da questão, gente racional, muito bem iluminados pela razão e conhecimento. Olhe ao seu redor e veja o estrago que o naturalismo filosófico falso e falido tem causado, veja quantos gregos ao nosso redor, ....Meu desejo sincero é que Deus tenha misericórdia de ti, e te esclareça. E de mim, para que me ire, mas não peque. Um grande abraço fraterno em Cristo Jesus. Que bom que a sua misericórdia se renova sobre nos todos os dias....
______________________
A tal resposta, sem muita paciência para discutir [não me resta nenhuma], apenas disse:
“Olhe ao seu redor e veja o estrago que o cristianismo estúpido causou ao mundo!
Alguma dúvida de que ele foi feito por gente com o seu espírito persecutório como o seu?”
Um abraço.
Caio
________________________________
Continuando:
Foi um cristão inglês, Dr. Prance, que foi pesquisador do INPA [Intituto Nacional de Pesquisas da Amazônia], em Manaus, na década de 70 ainda, que, convidado por mim como cientista piedoso, veio até a uma reunião de jovens, e disse que era um crente que cria que Deus criara usando os caminhos lentos da evolução. Fiquei chocado. O homem é, ainda hoje, um dos gurus da Botânica na Terra.Depois do choque, ajudado por ele, passei a pesquisar e a conferir as coisas com ele.Foram anos lendo e meditando...Portanto, o que eles não sabem é que sei o que eles pensam e também que já me alimentei das mesmas idéias, as quais são velhas e sem amparo na base empírica do estudo cientifico.Mas, para eles, tudo é culpa da propaganda...Interessante, mas, fora tais cientistas de Escola Dominical, o resto do mundo cientifico precisa ser informado que as ultimas descobertas da Ciência Moderna mudaram radicalmente, talvez no Governo Bush. Rsrsrs.E mais:Prefiro quem diz que crê porque crê, do que quem diz que é racional, que sua posição é lógica e não de fé, pois, a usarmos tais critérios, o que posso dizer senão: “Meu irmão, então, use a cabeça; pois, do contrário, apenas diga que é assim que você crê; e pronto!”O que me choca é a ira, no entanto!Sim! Escandalizo-me [rsrsrs] com o ódio e falta de controle de tais pessoas.Creio que sejam “missionários” da igreja dentro dos centros de ciência advogando o que pela ciência não podem advogar.Ora, não defendo teoria nenhuma [para mim Deus criou e pronto!], mas apenas a abertura para se buscar entender o que não é principio de fé.De fato, quem tem Jesus e o Evangelho não tem tempo para o que não salva a vida e não eleva o homem ao amor de Deus.Mas, tenho direito a ter minha própria opinião!Ninguém que não seja assim, tão medroso e desesperado pelo fanatismo obscurantista, fica escandalizado com nada, especialmente porque todos sabem qual é a minha fé.Gostaria muito de ter um exemplar digitalizado do meu livro “Viver: Desespero ou Esperança”, a fim de que se veja o quão ardoroso já fui da tese “criacionista”, a qual não passa de um arremedo de ciência, pois visa apenas provar a literalidade da narração bíblica. Ou seja: é uma ciência que já chega pronta.Assim, respeito todo aquele que diz que é porque é, e que diz que crê assim porque assim crê; mas não agüento isto sendo feito em nome do que, em tese, demanda mente aberta e não irada nunca.Afinal, quem se ira fazendo ciência ainda não aprendeu como a ciência deve ser feita.Entretanto, não tenho tempo para isso.O mundo está acabando, e, por isto, toda a minha energia está canalizada para o que edifica a fé dos homens no simples amor de Deus em Jesus.A ira é a viseira que impede todo e qualquer debate ou conhecimento limpo e isento.Um cientista irado é um obscurantista vestido de jaleco branco em laboratório; e nada além disso.Eles zangam-se comigo, mas os filhos deles me agradecem.Um beijo em todos os irados!Irem-se bem..., mas não pequem; está bom?
Que a Graça seja sobre todos!
Nele, que apenas disse: Amem como ama o vosso Pai celeste,
Caio
27 de fevereiro de 2009 Lago Norte Brasília
Ps: Alguém precisa dizer a esse pessoal que até há três anos me chamava de ex-tudo, que continuo “ex” para eles, posto que eu nada tenha a ver com a defesa do que Jesus não chamou de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário