31.3.09

Origem Etimológica da palavra Liberdade

A palavra liberdade, conforme a etimologia grega, eleutheria, significava liberdade de movimento. Tratava-se apenas de uma possibilidade do corpo para se movimentar sem qualquer restrição externa. Poder e liberdade eram palavras praticamente sinônimas. Compreendia-se a liberdade como o poder de se movimentar sem impedimentos, seja em razão da debilidade do corpo, seja em razão da necessidade ou mesmo em razão do impedimento oposto por ordem de um senhor. Assim o significado grego estava relacionado a ausência de limitações e coações. A palavra alemã Freiheit (liberdade), que tem origem histórica nos vocábulos freihals ou frihals, de onde se originou a palavra Freedom na lingua inglesa, significa "pescoço livre" (frei Hals), referindo-se aos grilhões que mantinham aprisionados os escravos pelo pescoço. Assim, não difere muito em sentido da palavra grega, a complementando com uma imagem contundente. Há de se observar, contudo, que esta palavra tem uma amplitude menor, pois refere-se apenas à situação de impedimento de movimento por razão de uma força externa humana, eliminando assim a necessidade e limitação física, por exemplo. Ou seja, a palavra de origem alemã referia-se apenas a coação, ou a escravidão. Dessa forma, Freihet era um caso particular de eleutheria. Já a palavra libertas, de onde também se originou o termo liberdade do latim, significa "independência", que resume bem a palavra grega. Portanto, percebemos que a palavra liberdade, nas três situações, está fortemente relacionada a uma situação política do ser humano, embora a palavra grega e latina expressem mais do que isso. Mas a acepção mais comum da palavra nos parece ser a expressão de uma situação de dominação de grupos sobre outros que limitavam ou restringiam o "movimento", ou a possibilidade de "ir e vir" das pessoas subjulgadas. Antepunha-se a situação de escravidão. Portanto, tudo leva a crer que a palavra liberdade nasceu com o objetivo de representar uma status político.

OBS.: a palavra político está sendo usada no seu sentido filósofico, o qual representa as relações de poder entre os seres humanos. Ou seja, política como ciencia do poder, e não ciencia do Estado.
___________________________________________________________________________
fonte: adaptado da enciclopédia livre (wikipédia)

8 comentários:

  1. super interessante a denotação da palavra liberdade nas suas 3 origens..parabens

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se vc viu que há textos iguais a este na Net...

    ResponderExcluir
  3. Citei a fonte, que é a wikipédia. Contudo fiz adaptações a partir de outras pesquisas. Favor ler as letras pequenas no fim do texto...

    ResponderExcluir
  4. Mesmo tendo muitos conceitos que vêm a defender a liberdade, nunca a teremos praticamente,talvez seja mais nas escritas isto é nos poemas e em algumas revistas mais na prática as vezes sinto me triste quando vejo e assisto nas mídias em geral.seria interessante se tivéssemos a liberdade...mas o que vemos hoje é desordem..

    ResponderExcluir
  5. mais nenhum de vocês, Danilo e Francisco nunca tiraram nada do Google ou qualquer outra parte das redes de domínios públicos ???
    vocês são pioneiros em tudo!!!

    ResponderExcluir
  6. Liberdade é possuir livre arbítrio para com os nossos atos e vontades.O melhor aliado da liberdade é o conhecimento!Só com o verdadeiro conhecimento conseguimos viver com liberdade.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo muito bom, faz todo sentido pois no começo da humanidade o mundo era tribal, a terra era a única fonte de alimentos, então ter o pescoço com julgo(como se põe nos bois), era ser privado da extração de alimentos, faz todo sentido seu estudo.

    ResponderExcluir